#Carioquices: Exposição Castelo Rá-Tim-Bum no CCBB

13:18

"Klift Kloft Still... A porta se abriu!!" no Centro Cultura Banco do Brasil pra quem quiser conferir o "Castelo Rá-Tim-Bum - A exposição" aqui no Rio de Janeiro. E, é claro, sendo orgulhosamente uma criança dos anos 90, fui lá tomar uma dose de nostalgia. Tirei muuuuitas selfies e fotos do cenário. Está tudo liiiiiiindo. E pra não faltar motivos para conferir também, trouxe alguns detalhes da composição da exposição.
Como fui cedinho, a fila no CCBB não estava tão grande. Acho que fomos o terceiro grupo a entrar. Eles entregam um ingresso, você pega o elevador e  devolve na entrada, antes tem que guardar seus pertences no guarda-volume, e no balcão de lá fica de olho que tem uns panfletinhos que apresentam a exposição.

Logo de cara temos a entrada do castelo, e o Porteiro está lá prontinho para lançar seu enigma. Assim que entramos já podemos conferir pelas paredes fotos de criação dos personagens, manuscritos, desenhos e todo tipo de coisa que acontece antes da ação.
O próximo cômodo é o hall, lá temos o um holograma do Nino dando as boas vindas e nos apressando antes que o Tio Victor chegue! Usar tecnologia para trazer o passado à tona é amor, né?! No mesmo espaço temos o Relógio, sempre marcando a hora exata de tudo. Em seguida vem a biblioteca do castelo, lá o Gato Pintado nos convida para uma foto, e é claro que não resisti. Em alguns cômodos é possível ouvir algumas frases dos personagens. Muito interativo!
Adentrando mais no castelo, chegamos numa das partes mais educativas do programa: Tíbio e Perônio. A salinha está cheia dos detalhes. Foi a que eu mais me atentei nos desenhos e foto pendurados pela parede, apesar de estarem em todo os cômodos. Tem o telão passando alguma das cenas, o que tem em quase todas as salas também, tvs que mostram cenas do personagem ou espaço em questão. Depois vamos para o encanamento. É um corredorzinho com projeções de baratas e poças de água, tem alguns efeitos sonoros e, é claro, Mau e Godofredo. A outra sala é a oficina do Dr. Victor, com os irmãos gêmeos Tap e Flap, as botas falantes, e a escrivaninha. 
Adiante, uma das minhas partes favoritas da exposição: a sala de música. Lá tem váaaaaarios objetos que vão te fazer lembrar de alguns quadros do programa. Dá pra tirar a foto na poltrona, conferir a pianola, o circo, a caixa de música com vários tipos de dança, e o desenho mágico. A sala da lareira também está muito legal! Tem o globo terrestre que trazia cultura e geografia para criançada, a caixa preta que releva nossos sonhos e pensamentos caso abríssemos, e ainda dá pra sentar na poltrona e disputar aquele xadrez.
Geeeeeeente, eu me senti parte do cenário quando me encontrei com o Etevaldo. Não consegui tirar uma foto com qualidade desse espaço (nos dois sentidos da palavra hahaha), mas é um dos mais lindos da exposição. Nele, passamos por um corredor com cortinas e projeções de estrelas e planetas. É muito amor! Dá a impressão que estamos indo pro espaço sideral para então encontrá-lo.
AHHHH! O que é essa cozinha do castelo? Já quero uma assim. Cheia de cores, utensílios, tudinho estava lá. O armário cheio das gavetas e portas onde cada uma revelava uma foto dos bastidores. Bongô, o entregador de pizza, de quem me tornei BFF pro caso da receita dar errado. Nos fundos da cozinha você percebe uma iluminação verde que representa o jardim. E nem precisa assobiar que a Caipora já se encontra por lá! Quem se lembra das aventuras dos indiozinhos narradas por ela?
Pensa que acabou? Tem muita coisa legal  ainda por vir! 
Um dos quadros mais lendários com certeza é o Telekid, porque sim! Mas se porque sim não for a resposta, relaxa que ele traz pra você, é que com todo aquele aparato tecnológico não fica tão difícil assim achar a resposta.
Por falar em quadro lendários não podemos esquecer do ratinho. Numa das paredes estão expostos o ratomóvel, fura-bolo e a dedolândia. Tem até a torneirinha pra marmanjo nenhum esquecer de lavar as mãos.
Agora finalmente chegamos nos quartos! Primeiro vamos falar do quarto do Nino. O que é aquele papel de parede de quadrinhos!!! Tem  a porta giratória e os soldadinhos, a porta não é realmente giratória, mas a imitação ficou legal. O quarto da Morgana é digno de uma feiticeira! Tem caldeirão, cama de rainha, poltronas, espelho, cômodas, um luxo. Ah, e é claro! O livro falante e Adelaide também estão por lá. 
"Passarinho, quem som é esse? Quem sabe o nome dele?"...  O ninho também é um dos quadros mais memoráveis e na época um dos meus favoritos. Nessa parte do castelo encontramos as vestimentas das Patativas e do João de Barro, seus ovos, que dá pra você entrar neles e tirar fotos, e alguns instrumentos pendurados. 
O Lustre é outra parte liiiiinda da exposição. Não tem muita coisa, mas é bem climatizado e deixa a cara das personagens, Lana e Lara, as fadinhas que moram por lá. 
Na área externa do CCBB tem a árvore com a Celesssssssste e uma miniatura do castelo. Gente, é claro que não é só isso. Tem várias outras coisas a mais. Nem preciso dizer que valeu suuuper a pena, né?! Relembrar a infância e me sentir num lugar máaaaaaagico. Fica aí a dica!
Endereço: R. Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20010-000Funcionamento: 09h às 21hAgendamento: Ingresso Rápido

You Might Also Like

5 comentários

  1. Aiai Lud,que sonho! Eu assisti tanto castelo ra tim bum na minha infância, queria muito ter ido quando foi aqui em sp,mas como moro no interior não tive como ir! Nossa deve ter sido incrível a sensação de ter ido nessa exposição,ver tudo de tão perto.
    Adorei o post e todas as fotos deu para sanar a curiosidade. *-*
    Bjx
    vinteanoos.blogspot.com
    facebook.com/vinteanoos
    IG: @carolxarruda
    xx

    ResponderExcluir
  2. Eu fui na exposição aqui esm São Paulo, foi tãããão legal! Eu assistia O Castelo Rá Tim Bum quando era bem pequena e marcou muito minha infância, e quando eu entrei na exposição, foi surreal!!! Minha sobrinha foi e ela adorou, mas não é aquela coisa né, acho que essas crianças de hoje perderam viu.. hahah Beijooos
    Visite meu blog, gostaria muito de te ver por lá! <3
    http://palavrasambulantes.blogspot.com.br/2015/11/dicas-para-fazer-resenhas-de-livros.html

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Não pude ir a essa exposição, mas muita gente que eu conheço foi e achou tudo muito lindo.
    Eu era fã de castelo rá tim bum quando era criança e ver suas fotos me deixou com saudades daquela época. Era tudo tão mais divertido! haha

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu ovi muita gente fala deve ter sido muito legal ne!
    Uma otima semana !
    Fica com deus !
    Beijo da juh
    http://www.politicamenteincorreta.com/

    ResponderExcluir
  5. Quando esteve por São Paulo, eu não consegui ir por conta das filas :(
    fiquei bem chateada.
    Mas sério, obrigada por dividir as fotos <3
    Amei!
    | A Bela, não a Fera |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe