Entrevista: Yuri Guerra

18:58


Vocês sabem o quanto eu adoro música, e o quanto eu me esforço para divulgar talentos brasileiros. Pois uma amiga minha (super fã do Yuri), me apresentou e eu achei que seria legal divulgá-lo aqui. Primeiro porque o cara é super talentoso, além disso ele mora no Canadá e é uma super inspiração pra quem pensa em seguir a carreira de músico. 

Quando você descobre que o Yuri canta lírico pode até estranhar, afinal, não vemos muito disso em pessoas tão jovens, mas desde muito cedo ele frequentava óperas, concertos, recitais... Depois de descobrir a própria voz, e de algumas oportunidades como entrar para o coral Fundação Torino (Escola Internacional Italiana), e de estudar a técnica lírico, aos 15 anos Yuri mudou-se para o Canadá. Lá foi admitido pela St. George's School onde teve a oportunidade de cantar diversas vezes representando a escola em eventos sociais, ONGs e eventos escolares. 

Ele já mora no Canadá há 5 anos, mas vez e outa aparece aqui no Brasil para fazer apresentações ou gravações. Seu primeiro concerto oficial foi aos 16 anos na Casa Fiat de Cultura . Também participou de diversos encontros do movimento social Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase). Dentre as apresentações para o movimento, duas se destacam: Cantar para o 14 Encontro do Morhan com a presença de Ministros e do Presidente Lula e também participar da Frente Parlamentar para a Erradicação da Hanseníase e Doenças Elimináveis com Elke Maravilha e a Miss Brasil, onde também teve a oportunidade de cantar no Congresso Nacional.
+ Na sua página do facebook dá pra olhar algumas fotos destes eventos: www 

E não parou por aí. Aos 17 Yuri gravou uma prévia do seu álbum com 5 faixas e aos 18 eu começou a trabalhar com composições próprias. Mesmo com seu destaque no ópera e lírico, ele gosta de cantar diversos estilos, mas nada impede de expandir o conhecimento se aventurando em outras áreas como o Pop. 
Em seus trabalhos originais a inspiração é o som popular norte americano, então suas composições são em inglês. A primeira música foi lançada no ano passado em Setembro e se chama "Stories To Be Told".

PERGUNTINHAS

Você canta um gênero bem diferente do que muitos são acostumados a ouvir. Isso causou algum estranhamento ou sua família, amigos e público aceitou bem?
Como eu decidi me tornar um cantor de ópera muito cedo, acredito que eu tenha causado mais uma surpresa nas pessoas do que um estranhamento. Afinal, não creio que seja muito usual um garoto de 8 anos querendo se tornar um cantor da lírica. De qualquer forma, depois de um certo tempo de trabalho eu fui conquistando o interesse das pessoas ao meu redor por esse gênero e fui também convencendo-os que de fato era algo que eu gostaria de fazer, mas como profissão e não como hobby.
 Nessas idas e vindas do Canadá para o Brasil do quê você sente mais falta de um quando está no outro?
Quando estou no Canadá o que eu sinto mais falta do Brasil, e acho que não deve ser surpresa pra ninguém, é a comida. A comida Brasileira não tem igual! E quando estou no Brasil, sinto muita falta da vida que levo no Canadá em geral com meus amigos. Sinto falta também do nível de compromisso com a coisa públicas, a segurança, e a mobilidade urbana.
-     Onde você ainda pretende se apresentar? Um lugar em que se sentiria realizado...
Eu me sentiria realizado se um dia me apresentasse no teatro Alla Scala de Milão.
Você disse que é eclético quanto ao que cantar, teria algum estilo musical que você não conseguiria cantar, por não gostar ou sua voz não ser apropriada?
Sim, não acho que seria um bom cantor de sertanejo por exemplo. A técnica com a qual eu trabalho me restringe um pouco neste sentido. Eu tento aplicar a técnica que eu conheço para os outros gêneros musicais que eu canto, mas sem perder a característica do próprio gênero e acredito que com o sertanejo eu ainda não cheguei neste ponto.
Além da Ópera e Lírico, você também citou o pop estilo. Quais seriam suas influências nessa área? E na Ópera/Lírico?
Eu escuto um pouco de tudo, gosto da mistura de pop/rock também, mas os artistas que escuto mais são Elton John, Jason Mraz, Coldplay, Beirut, Pink, Demi Lovato. E na ópera eu escuto muito as gravações de Luciano Pavarotti, Placido Domingo, Andrea Bocelli, Bryn Terfel, Cesare Siepi, Tito Gobbi, entre outros.  
Conhece o "lL VOLO" (Itália)? Eles cantam um pop operático, acho um estilo muito legal. Não sei se tem a ver com o seu, mas talvez você goste. É a referência que tenho nessa área. 
Claro que conheço! Gosto muito do trabalho deles. E tem muito a ver com o meu trabalho também porque quando eu canto um estilo mais crossover eu busco realmente a mistura perfeita de ambas as técnicas.
Qual sua inspiração na hora de compor? 
Minha inspiração vem, geralmente, ou das minhas histórias pessoais ou das histórias que me contam meus amigos.
Seu talento já te proporcionou muitas oportunidades (morar no Canadá, bolsas de estudos, etc). O que você ainda pretende alcançar?
Eu gostaria de um dia me tornar uma referência artística, desenvolver trabalhos sociais pelo mundo, e ser um representante da cultura brasileira no exterior.
Onde podemos ouvir suas músicas?

Minhas músicas podem ser ouvidas no meu site www.yuriguerra.com sempre que tenho algo novo está lá, e podem ser ouvidas também na minha página do youtube http://www.youtube.com/user/iYuriGuerra.
Qual conselho você dá para quem sonha em viver de música?
Eu aconselho estudar muito, e ser disciplinado. A música nem sempre é um caminho fácil e muita das vezes te pede sacrifícios. Mas devemos ter perseverança, para que um dia escutemos o “sim.” 

Bom, espero que tenham gostado. Essa postagem foi especialmente para a Jô, que é uma grande fã e pediu muito para que eu fizesse essa entrevista. Agradeço também ao Yuri por ter reservado um tempinho e responder minhas perguntas. :)

You Might Also Like

7 comentários

  1. Gente! Esse garota é muito lindo e talentosa haha!
    curti a entrevista!
    Beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Adorei a entrevista! Já virei fã dele só por ele gostar de Andrea Bocelli!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já amei...que garoto simpático e simples...as respostas sanaram as nossas dúvidas e ao mesmo tempo nos instigou a conhecê-lo melhor. ♡
    Que voz maravilhosa. ..ele é um talento um divho!
    Parabéns pela entrevista. :3
    Beijox
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
  4. Amei o post!!
    É muito bom conhecer talentos novos, dar oportunidade pras pessoas que são realmente boas no que fazem!!
    Gostei bastante do Yuri...a voz dele é linda!! <3
    Parabéns pela entrevista!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Diferente, adoro conhecer coisas novas, ótima entrevista!;D

    Post novo! Peixinhos ;)
    Blog: Wow, Lovely!

    ResponderExcluir
  6. que gato, meu Deus do céu!
    Tenho um amigo que canta também, eu acho lindo.
    "Não conseguiria cantar sertanejo" XD HAAHAHAH
    acessei o site dele, um amor, e meu Deus, ele é muito lindo. ²
    Garotas se derretem num músico, eu pelo menos.
    Amei a música dele, cara. Assim como amei seu instagram EU VI UM ED SHEERAN?? haha segui lá ♥

    Please... Sure. PLEASURE.

    ResponderExcluir
  7. Ele é lindo demais! Entrevista perfeita. Vou dar uma passada no site dele.
    Beijos, www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe