#Séries: O que todo viciado em séries precisa saber

17:13






















Oi, pessoal! 
A fall season está de volta e finalmente eu posso me entupir das séries que mais amo. Estou tão animada com as séries, já que muitas das que vejo foram canceladas, que passei esse hiatus assistindo coisas novas. Pouco do que voltou eu já estou em dia, mas estou tentando alcançar o quanto antes. E vou fazer uma postagem ainda esse mês sobre esse retorno. 
Percebi que tem muita gente que ainda se perde no vocabulário das séries e não entende muito como funciona esse universo, por isso trouxe nessa postagem algumas das palavras mais usadas e seus significados, no final tem um bônus: dicas dos melhores sites para assistir e salvar seu progresso com a série.

Dicionário das séries

Season: Temporada. É como chama o conjunto de episódios de alguma série.  Normalmente, tem duração de um ano, com pausas de 3 em 3 meses.
Pilot: É o primeiro episódio da série. O 1x01 a sua estreia na tv. 
Fall Season: É o período mais importante. É quando as séries de sucesso estão de volta às suas temporadas ou novas séries, que prometem sucesso, têm suas estreias. Basicamente, começa em setembro e vai até maio, com algumas pausas em épocas especiais (como fim de ano). O nome é devido a época em que acontece (fall=outono). 
Mid Season: Entre uma fall season e outra tem a mid season, ou temporada do meio em tradução literal, ou ainda baixa temporada. É aí que as séries tapa buraco entram, aquelas sem grandes expectativas, que muitas vezes não passam da 2ª temporada ou quando acontecem as reprises de outras séries. Geralmente começa em maio e vai até setembro. 
Hiatus: É um período em que as séries param de ser exibidas, para ceder espaço na grade da emissora, ou por motivos de gravações (os novos episódios podem não ter sido finalizados). Geralmente acontece no final do ano por causa dos feriados, e também entre fevereiro e abril (Spring Break). 


Season Premiere: É a estreia da temporada, ou seja, o primeiro episódio da season. Para algumas séries a Premiere é em setembro (Fall Premiere). É o caso da estreia da 4ª temporada de Once Upon a Time. Quando a temporada começa no verão (EUA) é chamada de Summer Premiere (caso do 5x01 de Pretty Little Liars), Winter Premiere é o episódio que estreia a temporada de inverno (caso do 4x14 de Pretty Little Liars), Spring Premiere refere-se ao primeiro episódio da temporada de primavera (caso do 3x12 de Once Upon a Time).
Season Finale: É o último episódio da temporada, ou seja, o final da temporada. As finales mais importantes acontecem até maio, para no mês seguinte acontecer as Summer Premieres. Assim como na Premiere, há denominações dependendo da sua estação: Summer Finale, Winter Finale e por aí vai. Tem também a Mid Season Finale, que seria o último episódio da metade da temporada, antes de entrar em hiatus. 
Sitcom: Comédia tradicional, com cenário fixo e plateia (aquelas risadas tipo Friends). Em alguns casos a plateia é descartada, mas mantém as risadas. 
Spin-Off: É quando uma série se origina de outra série, como Once Upon a Time in Wonderland que se originou da série Once Upon a Time, as duas estão interligadas, mas não precisa necessariamente assistir uma para entender a outra. Ou pode acontecer de algum personagem em especial ganhar uma série focada nele (como o Joey de Friends). Mais recentemente temos Ravenswood com o Caleb de Pretty Little Liars.
Plot: É o arco central da temporada ou episódio. Em Once Upon a Time temos o plot da Wicked e o novo de Frozen como exemplo, esses duram mais ou menos meia temporada. Em séries de comédia geralmente os plots são apenas para um episódio (como em Friends e Mondern Family). 
Storyline: É o plot individual de um personagem, seria sua história e como ela se desenvolve ao longo da série. 

Sites para séries


Temos muitas redes sociais para poder marcar suas séries, episódios vistos, comentar sobre o episódio, etc... Eu conheço várias, e vou falar um pouco sobre cada uma.

Banco de Séries: É onde tenho minha conta. Ele tem uma plataforma bem simples e fácil de aprender a usar. Além de marcar o episódio visto, você também pode comentar sobre ele, dar um like nos melhores comentários e avaliar o episódio. Também tem as stills de cada episódio e uma mini sinopse. Seu perfil mostra as séries que assiste, as que já assistiu, as que você está em maratona e por aí vai.
Vejo Séries: Eu tenho uma conta nesse site, porém nunca consegui entendê-lo perfeitamente. A plataforma é bonitinha e tudo o mais, porém não consigo marcar os episódios certos.
Orangotag: A plataforma do Orangotag é ótima e eu ia até passar a usá-lo, mas já tinha me acostumado com o Banco de Séries. Além do mais, eu não consigo mais entrar pela minha conta no facebook, então acabei desistindo.
Filmow: Primeira rede em que me conectei. O legal do Filmow é que pode marcar tanto suas série como os filmes. Eu abandonei minha conta, mas vou voltar a marcar. Eu ainda prefiro usá-lo só para filmes.

Prontinho! Espero que tenham gostado da postagem. Logo, logo vai ter postagem das séries que mais aguardo pra essa Fall Season
Eu tenho tantas postagens pra esse mês que estou PERDIDA. Quero dizer pata a Vanessa e pras meninas do Heartbreaker que irei responder sim as tags. E também tem a postagem sobre as camisetas da Comics (Parceiros. Não tá sabendo? CLICA). Fora os temas SUPER legais do Rotaroots. Tem aniversário do blog e postagem número 100. Tem estreia de Se Eu Ficar (Tô louca pra postar resenha). Enfim, É MUITA COISA. Espero que aguentem minha animação.

You Might Also Like

28 comentários

  1. Amei o post <33 Eu ainda não acompanho muitas séries, porque eu sempre assisti seriados como Friends, assim podendo assistir fora da ordem na hora que dava pra eu assistir! Mas algumas que eu acompanho são: Witches of East End e Pretty Little Liars, que teve um momento em que eu infelizmente tive que parar de acompanhar e agora tô atrasada (mas eu sou louca pela série <33) :/
    Adorei a sugestão de sites flor!

    E quantos posts bons pra esse mês *00* Tô super empolgada aqui flor!!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EBA <3
      Sei... Adoro PLL!!! Fiquei em dia pra 4B
      Obrigada!
      Fique no aguardo ;D

      Excluir
  2. Eu tenho conta no filmow, adoro séries, mas sempre que quero assistir, sempre surge algo mais relevante pra fazer :Z

    Um pouco sobre a Luna, um pouco sobre minha memória horrível + Fan page pra curtir!
    Blog: Wow, Lovely!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post Lu! Eu adoro ver as séries pela tv à cabo mais ultimamente eu tô amando ver pela net filmes! Vou dar uma olhadinha nesses sites depois! Beijooos lindona
    http://todadivosamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Eu só vejo pelo megafilmes, os episódios saem rapidinho :3

      Excluir
  4. Adorei o post! Já sabia grande parte das coisas mas eu não acompanho muitas séries porque eu tenho a mania de começar vendo e depois parar do nada. A única série que já vi toda foi Pretty Little Liars, estou esperando por Outubro pra mais eps! Estou na primeira temporada de House, vou começar a ver a 2º temp de American Horror Stories, e continuar a 1º temporada de skins também.. Enfim, tenho muito que ver!

    Bjs,

    un--cover.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu raramente abandono séries. Pretty Little Liars não tem como parar hehe
      Eu não vejo essas, mas quero começar Skins.

      Excluir
  5. Não conhecia algumas mas amoo pretty...♥
    Bjs
    http://meninadivadamodaoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!!!
    Também sou uma viciada em série!!!

    Bjs
    www.garotadebotas.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post, realmente muita gente ainda se perde nesses termos.
    O único site de serie que conheço é Orangotag, que aliás não entro tem muito tempo, tenho que atualizar. rs
    Beijos

    http://luddzilla.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehe Eu não consigo mais acessar o Orangotag :(

      Excluir
  8. Oi, Flor! Tudo bom?
    Sou uma apaixonada por séries, estou assistindo 4 ao mesmo tempo, se não até mesmo mais! Estou muito ansiosa para pegar a parte do Frozen no Once Upon a Time, estou assistindo devagar e pela Netflix junto com outra pessoa, ai já viu né? Temos que assistir sempre juntos, não consigo assistir um, porque ai me sinto mal. Algumas definições como: Fall Season, Mid Season e Hiatus são palavras novas para mim, mas com os significados já esclarecidos, não achei que possuiam tantas coisas, apenas a Season Finale, que especialmente estou esperando de Pretty Little Liars.
    Sites tem sido meu maior problema, começo a baixar em um, ai o episódio seguinte não está hospedado, ai vai eu achar algum que preste, mas vou anotar os que você tem aqui e guardar como ouro, ultimamente anda difícil achar alguém que consiga indicar. Gostei muito do post, e é ótimo ver alguém que ama séries tanto quanto eu! <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ferrr! Tudo bem :)
      Eu nem fico mais contando quantas estou assistindo haha
      Ai, eu comecei a ver OUAT com minha irmã, mas acabamos nem assistindo mais juntas, assim que uma pudesse ver o ep novo já era esperar a outra.
      Na verdade esses sites são só para marcar seus episódios, mas o MegaFilmes nunca falha, eu não consigo baixar em nenhum site, preciso arrumar um.

      Excluir
  9. haha,que post mais bacana! eu como boa viciada em series adorei!
    bom final de semana (com mts series pra gente!)

    www.tofucolorido.blogspot.com
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  10. Olá!!
    Eu simplesmente, ADOREI o post de hoje!!
    Também sou uma viciada em séries e tem vários termos aí que eu não conhecia!!!
    Parabéns!!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. devia-me sentir uma expert? é que sabia todos os significados
    finalmente já chegou a fall season. estou mortinha para ver as novas temporadas das séries.
    como a maioria das séries que costumava dar deixaram de dar (para regressarem agora) comecei a assistir Flashpoint e Arrow. Acho que são essas as novas séries.
    querosabertudo-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Acho que sim :p
      Eu não acompanho essas que citou, não sei se fazem meu estilo...

      Excluir
  12. Hiatus também conhecido como momento em que você ativa a vida social aehueu

    http://sublimecapital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oláááá!
    aaaaaaaaaaaaaaaaahhhh!
    eu adoro essas duas séries. mas vivo atrasada com todas que eu assisto!
    quero muito me atualizar em once upon a time! :)
    ps: hiatus = momento que entramos em desespero e curiosidade!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eeeeeeei!
      Eu já estou em dia com elas hihi
      Com certeza! Ainda bem que elas estão voltando...

      Excluir
  14. Hey Lud! ADOREEEEEI O POST <3333333333333
    Vício em séries é um dos melhores, e tô começando a viciar mesmo O_O
    Ficou tudo bem explicadinho, até favoritei e coloquei no Todo Aleatório! Não uso nenhum site para catalogar as séries que assisti, vou começar a fazer isso. Assisto pelo Mega Filmes HD!
    ━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que feliz!!!!
      Eu já vivo com esse vício tem tempo.
      Eu vi ele no Aleatório... QUE HONRA! Seus aleatórios >>>>>>..
      É bem melhor... Assim não fica na dúvida de onde parou.

      Excluir
  15. Muito legal o post o/
    Amo amo amo demais séries tbm

    Beijos,
    Blog Dress

    ResponderExcluir
  16. LUUUUU, esse post é de utilidade pública!!! Confesso que quando comecei a assistir muitas séries não entendia a maior parte das coisas, mas dai fui lendo ali, juntando 2+2 aqui e hoje sei a maior parte. Só não sabia o que era "Plot" UHEUEHUEH Agora sei õ/// Enfim, gostei muito do dicionário. E das redes sociais eu até tenho o Filmow mas está abandonado, começarei a usar o Banco de Séries! :D Beijão! ♥

    Garotas de Mustache

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA fico feliz!
      Eu fui aprendendo juntando 2+2 também hehe

      Excluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe