#Livro x Filme: O lado bom da vida

18:00

Olá!! Estou muito orgulhosa em dizer que voltei a ler em um ritmo considerável. Comprei esse livro na black friday do ano passado e vergonhosamente só peguei pra ler sete meses depois, embora já tenha emprestado para alguns amigos que super aprovaram. Enfim, o que importa é que resolvi fazer uma leitura leve e olhando pra minha prateleira achei que O lado bom da vida fosse uma boa escolha. Se eu estava certa? Leia e descubra.

O livro

Título original: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Número de páginas: 255
Editora: Intrínseca
Avaliação: 11115
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.
O livro começa muito confuso, e confesso que as primeiras páginas não me animaram muito. Pat no começo me irritava, parecia que ele era um tanto obsessivo por Nikki- sua ex mulher, que me irritou mais ainda pelo seu silêncio.
Logo nos primeiros capítulos vemos Pat voltar para sua vida normal, não mais tão normal assim, tendo em vista que o pai se recusa a falar com ele e seus, em maioria, o abandonaram. Tirando seu irmão, Jake, e sua mãe, Pat tem apenas seu amigo Ronnie como contato, e é através dele que faz uma grande amizade. Ronnie apresenta Tiffany, uma mulher ninfomaníaca que também passa por uma perda (só que definitiva) de um amor.
Tiffany e Pat passam a correr juntos  e a partir daí vão criando laços cada vez mais fortes. Além de Nikki, tem Cliff, terapeuta de Pat, que também torna-se uma fonte de conforto para ele.
Então, uma proposta feita por Tiffany muda toda a relação dos dois. Ela diz que pode ajudar Pat a se comunicar com Nikki (ambos não podem, por ordem judicial, entrar em contato com o outro), se ele fizer algo pra ela.  E você deve estar se perguntando: "Pat recupera a memória?", "Ele e Nikki têm um final feliz?", "Que tipo de proposta uma ninfomaníaca faz para um homem cuja sanidade mental é questionável?". E eu digo: essas interrogações me fizeram ler mais de 100 páginas por dia (e espero que isso faça com que queria ler também).
O final é realista. Não tem nada daquele amor ilusório tipo Nicholas Sparks, e por isso achei um excelente romance (mas ainda amo Um Dia).
É um livro que dá pra ler rapidinho, possui capítulos pequenos (coisa que muito me agrada) e tem uma leitura super agradável e fácil. É em primeira pessoa, narrado por Pat, e isso tornou o livro muito divertido e genuíno, pois Pat é um personagem sonhador e adorável.

O filme

Direção: David O. Russel 
Gênero: Comédia Romântica/Dramática
Ano: 2013
Duração: 2h2min
Não recomendável para menores de 12 anos
Eu sei, eu sei que o livro serviu apenas de inspiração, mas, convenhamos, pra quem leu o livro o filme é muito desapontante.  
Enfim, na minha doce ignorância imaginei que a Jennifer Lawrence interpretaria Nikki, mas fiquei feliz por ela interpretar Tiffany, pois ela foi perfeita para o papel. Eu amo o Bradley Cooper, porém nunca consegui figurá-lo como Pat. Fala sério que tipo de mulher pede um tempo separados para um cara como o Bradley Cooper?????. Mas, bom ator que é, no final do filme já estava me convencendo. Cliff não é do jeito que imaginei, muito menos o irmão de Pat, Jake. O casal, Ronnie e Veronica, foi excelente, não conhecia o ator, mas a Julie Stiles estava impecável. Robert De Niro deu seu melhor, tendo em vista que o perfil do seu personagem, pai de Pat, foi completamente modificado no filme. A atriz que interpretou a mãe de Pat foi a que chegou mais perto da essência do personagem do livro.
Muitas coisas foram modificadas. Inclusive  meu momento preferido do livro: a dança que Pat e Tiff fazem juntos era pra ser Total Eclipse of the Heart, mas acabou se tornando uma dança maluca. Pat é realmente louco por futebol, no filme mais parece que ele só participa por obrigação. Uma pena! 
Mas o filme conseguiu demonstrar a insanidade mental de maneira leve, e o resultado foi uma comédia razoável para quem leu o livro e memorável para quem apenas assistiu.

Alguém aí já assistiu? O que acharam? Preferem o livro ou o filme? 

You Might Also Like

28 comentários

  1. Eu adorei tanto o livro quanto o filme, viu? O que é estranho, eu quase nunca gosto do filme de uma adaptação! E a Jennifer está tão incrível no papel <3

    Beijos,
    Gabi - http://leitoraonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei do filme :( É uma boa comédia, mas caiu super o nível do livro. Mas a Jennifer arrasou, com certeza!

      Excluir
  2. Todo mundo tava falando TÃÃÃO bem do filme, que acho que fui assistir com as expectativas altas de mais. Eu não li o livro, mas mesmo assim achei o filme muito <\3
    Já o livro, pretendo ler, mas tem uns livros na frente hehehe coragem gabriela, tô mt preguiçosa UHAUAH

    beijos, @wonderlandwd
    official-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai o filme é muito </3 mesmo. Mas o livro é ótimo! HAHAHA Entendo. Tire um tempinho pra ler, é muito bom :D

      Excluir
  3. Eu ainda não vi esse filme minha irmã até me chamou mais não deu tou louca pra ver!! Bjjjs Lu ♥
    http://todadivosamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu adoreiii esse filme, mas fiquei curiosa pra ler o livro agora :B


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li o livro,mas gostei bastante do filme!
    Beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto MUITO do livro. Tipo, um dos meus favoritos. E eu, que nem sou muito chegada em narrativas em primeira pessoa simpatizei muito com o Pat. Ainda não assisti o filme, e já vi muita gente comentar aqui e ali que não é tão fiel quanto se esperava/gostaria. Não costumo me importar muito com esse tipo de coisas, mas acho que vai de pessoa pra pessoa esse conceito.

    Atenciosamente,
    Verônica, do Reféns do Paraíso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei a narrativa do Pat. Deixou o livro leve e divertido. Não é nada fiel. Mudou quase que a história toda. Uma pena! Focaram no romance de Tiffany e Pat e esqueceram o resto :/
      Verdade! Eu gosto quando é fiel, se for pra fazer mudanças que sejam boas e não interfiram na linha da história.

      Excluir
  7. Como sempre dizem que os filmes deixam a desejar né

    Não li o livro, mas fiquei com vontade

    Beijooos
    www.blogdress.com.br

    ResponderExcluir
  8. Puts..
    Ainda não li o livro, mas já tenho certeza de que deve ser beem melhor que o filme.
    Eu até tentei assistir! Juro!
    Mas não deu, muito chato.. haha
    Agora tenho que ler o livro, pra saber se foi uma impressão ruim só do filme mesmo.

    O Outro Lado da Raposa
    Twitter
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei chatinho em alguns momentos. Mas não é de todo ruim. Vale pela atuação da Jennifer. Leia o livro mesmo, ele é bem legal.

      Excluir
  9. Ainda não li o livro, e quero lê-lo antes de ver a adaptação. Mas muita gente elogia ♥ Então vai pra lista de prioridades e de leituras que tenho de fazer para ver o filme hehe Ta sempre tão baratinho, e como você disse ser divertido apostarei nele ;D Beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu não li o livro, mas vi o filme e é muuuuuuito bom! Um amor de filme e a Jennifer Lawrence é doidona! Não amei mt, por isso não tive vontade de ler e tal, mas eu curto a história :3

    Beijos da Tabatha!
    www.naocontapraninguem.com
    www.youtube.com/blogncpn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha A história é mesmo bem legal ;) Mas o livro é bem melhor.

      Excluir
  11. Então vamos lá,
    li o livro porque estava numa super promoção na americanas, até resenhei lá no blog. Ai tive a infelicidade de pegar o filme logo no finalzinho, então programei pra gravar, e quando vi, me decepcionei do inicio ao fim, primeiro porque o pularam muitas partes do filme do tipo quando o Patt viu a Nicki com uma familia já construida, a mulher do irmão dele não apareceu e assim por diante.

    Com amor,
    bloglarissaaoavesso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Até coisas super importantes foram excluídas. Odeio quando isso acontece.

      Excluir
  12. Eu ainda não tive oportunidade de ler e nem assisti
    Mas tenho muita vontade
    Sempre falam super bem
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oii, eu comecei a ver o filme e parei bem no comecinho, depois parei e pensei em comprar o livro. Não fiz isso :(
    Mas tenho vontade de ler e assistir... O lado ruim de filmes isnpirados em livros é que muitas vezes nao tem nada parecido :(
    Gostei das suas resenhas. e de vc ter voltado a ler com mais frequencia!!!

    Beijinhos.
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! :)
      Compre o livro e leia. É muito bom! Dá pra ler rapidinho. Que bom!
      Obrigada

      Excluir
  14. Li a sinopse do livro, mas como tava sem grana, acabei assistindo o filme e me decepcionando, pois não nada de tãoooo incrível, pelo menos não no filme. Comprei o livro na Avon e só estou esperando chegar pra ler, espero que não me decepcione. Beijos

    nandaacampoos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. O filme também foi uma decepção pra mim ):
      O livro não vai te decepcionar, eu achei muito bom.
      beijos

      Excluir
  15. Oi Ludmilla! Não assisti ao filme ainda, mas li o livro. Como já ouvi muitos comentários negativos a respeito da versão do filme, preferi ficar apenas com o livro. Na maioria das vezes, os filmes nos desapontam e quis ficar com a "última lembrança" do livro, que inclusive, é muito bom ;)

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Faça isso, você não perde muita coisa. A Jennifer está impagável, mas se você gostou muito do livro, é melhor não assistir mesmo.

      Excluir
  16. Também achei bem diferente o filme e o livro, claro que sabemos que nunca é igual um do outro, mas bate aquela decepção quando eles fazem tanta adaptação né?
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir
  17. Eu to na expectativa de ler o livro antes do filme, ouço tantas criticas boas e tantas ruins, mas ainda vou ler esse ano!

    http://www.heaserty.blogspot.com

    ResponderExcluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe