#Musicais: O Mágico de Oz (1939)

13:54

Olá!
Faz um tempo que não posto sobre musicais - pra quem não sabe estou fazendo uma maratona dos mais clássicos. Há um tempinho assisti ao filme de 1939 com minha irmã, na verdade, só o assisti por causa do plot da Wicked na série Once Upon a Time, e como li o livro quando ainda estava no fundamental, achei que assistindo fosse saber um pouco mais sobre a Wicked.
Vamos ao que interessa!

Dirigido por: Victor Fleming
Gênero: Musical/Aventura/Fantasia
Ano: 1939
Duração: 1h41min
Classificação Indicativa: Livre

Em Kansas, Dorothy (Judy Garland) vive em uma fazenda com seus tios. Quando um tornado ataca a região, ela se abriga dentro de casa. A menina e seu cachorro são carregados pelo ciclone e aterrisam na terra de Oz, caindo em cima da Bruxa Má do Leste e a matando. Dorothy é vista como uma heroína, mas o que ela quer é voltar para Kansas. Para isso, precisará da ajuda do Poderoso Mágico de Oz que mora na Cidade das Esmeraldas. No caminho, ela será ameaçada pela Bruxa Má do Oeste (Margaret Hamilton), que culpa Dorothy pela morte de sua irmã, e encontrará três companheiros: um Espantalho (Ray Bolger) que quer ter um cérebro, um Homem de Lata (Jack Haley) que anseia por um coração e um Leão covarde (Bert Lahr) que precisa de coragem. Será que o Mágico de Oz conseguirá ajudar todos eles?
Sou apaixonada por clássicos e por musicais - acho que já estão cansados de saber- logo, achei necessário assistir ao filme. E preciso dizer que fiquei encantada.
Na primeira parte somos apresentados a um Kansas sépia, uma Dorothy sonhadora  cantando a já velha conhecida Somewhere over the Rainbow. Cansada de ver seu cachorrinho sendo ameaçado pela Senhora Gulch, Dorothy, resolve fugir com seu animalzinho. No meio do caminho encontra um adivinho, que imaginando que a menina está planejando fugir de casa a persuade para voltar. Porém na volta, Totó e Dorothy encontram um grande tornado e acabam ficando sem abrigo.

O tornado é tão forte que chega a fazer a casa flutuar, rodopiando no centro do ciclone. Quando tudo se acalma e a casa é devolvida ao chão, Dorothy tem uma surpresa: ela e Totó se encontram em um lugar diferente, e é aí que o filme ganha cor. Ao aterrizar ela conhece Glinda, a boa bruxa do Norte, e descobre que por acidente matou a Bruxa Má do Leste, fazendo com que todos pensem que Dorothy é uma bruxa.

Mal Dorothy explica a verdade para Glinda, surge a Bruxa Má do Oeste que ameaça a menina. Porém Glinda é mais rápida e passa os sapatos mágicos da Bruxa do Leste para Dorothy, fazendo a Bruxa do Oeste jurar vingança à menina. Dorothy avisa Glinda que deve voltar para o Kansas, mas a boa bruxa não pode a ajudar, então diz para ela procurar o poderoso Mágico de Oz, na cidade de Esmeralda. Para chegar  lá, Dorothy deve seguir a estrada de tijolos amarelos, e é seguindo este caminho que a menina conhece o Espantalho, Homem de Lata e o Leão.
Como, assim como Dorothy, eles também precisam de algo que talvez o Mágico possa oferecer (cérebro, coração e coragem, respectivamente), o quarteto se une em busca do Poderoso Mágico.

Será que o Oz pode dar a eles tudo o que desejam? E quanto a Bruxa, buscará mesmo se vingar de Dorothy?
É uma história muito divertida de assistir, mas só se você curte musicais. Uma outra dica é optar pela legenda, pois a dublagem (por bom senso) não se aplica às canções, e, como todo musical, as músicas fazem parte do contexto.
Fiquei encantada com a atuação de Judy Garland, não poderia haver Dorothy mais encantadora, sua voz é perfeita para um musical. Suas expressões refletem a inocência da menina, parece que ela nasceu para esse papel.
Os recursos limitados da época não foram um empecilho na hora de criar uma cidade de Oz fantástica. A ideia de deixar tudo sépia e a cor só aparecer quando Dorothy deixa o Kansas fez toda a diferença. Tudo fica mais lindo e ganha vida. Sou apaixonada pela fotografia dessa época, por isso esse post ficará repleto de imagens do filme.
Minha performance preferida é a Ding Dong the Witch is Dead, eu vivo cantarolando essa canção. Na verdade, como a maioria das músicas antigas, conheci assistindo Glee. É claro que a performance no seriado é super diferente da original, mas é uma gracinha ver os Munchkins comemorando a morte da Wicked.
Ding Dong! The Witch is Dead!
Bom, indico super esse musical para assistir com a família, eu, por exemplo, vi com minha irmã. Pra quem ama fantasia e o livro, é praticamente obrigatório. Alguém aí já assistiu? :p

You Might Also Like

24 comentários

  1. Oláaaaa, Lud! ♥ Tuuuuuuuudo bem, amorzinhoooooooo? Espero que sim! Genteeee, quem falou que filmes e/ou musicais antigos não prestam? Este é o melhor clássico de toooodos! E antes que pergunte, não, eu não assisti e nem li o livro! Mas muitos falam tão bem desta obra! Acho que vou assistir! :D <3

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii! Tudo ótimo :D
      Eu amo os musicais antigos *-* Caso de amor e tanto.
      Assista sim!

      Excluir
  2. O Mágico de Oz é um velho caso meu haha Nunca consegui concluir o livro. Mas acho que qualquer mês vou me auto-desafiar a fazer uma maratona da história. O livro, o musical, o filme mais novo com o James Franco, e o que mais eu achar UEHUEHUEH Enfim, beijão! ♡

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em breve vou fazer uma maratona de clássicos e postarei o resultado aqui no blog. Vou ler os livros, ver os filmes, releituras, musicais, histórias sombrias... Vou postar tudo aqui.
      Já baixei o filme com o James Franco, provavelmente assistirei amanhã.
      beijos

      Excluir
  3. Haaa amiga só assisto filme legendado, principalmente musical.!
    Melhor clássico de todos , já assisti 2 vezes..!
    beijos.!
    jordanasarkis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisto musicais e séries legendado, às vezes filmes também. Mas varia muito. A dublagem pro português é horrivelmente mal feita.

      Excluir
  4. Um dos melhores clássicos já produzidos, ainda quero assistir a adaptação que fizeram dele recentemente..

    O Outro Lado da Raposa
    Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou louca pra ver também. Já fiz até o download...

      Excluir
  5. Sempre tem gente com preconceito, mas eu amo músicais <3
    https://blog-mudancas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Luddddd, eu amo esse musical tipo MUITO! O Mágico de Oz marcou minha infância e até hoje eu sou apaixonada por essa história. Saudades comentar aqui hahaha mas saiba que mesmo sendo fantasma por uns tempos, seu blog continua lindo e cheio de posts incríveis, sempre que dá leio eles!

    Beijão
    viverserfeliz-renata.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que amor ♡
      Muito obrigada!! Fico muito feliz com isso. Obrigada mesmo :)

      Excluir
  7. Oiii,

    Não sou fã de musicais :( Não tenho muita paciencia, mas acho muito interessante. Tipo, não assisto porque ficar meio entediada, mas acho interessante a atuação. Tem que ser artista completo pra fazer um musical *-*

    O post tá lindo e completo, adorei

    Beijinhos,
    Blog EC&M | entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo. Musicais é tipo ame ou odeie. Dependo da temática e das canções fica mesmo chato. Com certeza tem que ser um artista completo. Dublar e atuar ao mesmo tempo, e deixar em harmonia, deve dar muito trabalho.

      Excluir
  8. EU não fui uma criança com infância feliz.
    Minha mãe nunca passou esse musical pra mim, e atualmente n tenho paciência pra assistir UHAUAHHA tenho curiosidade, uma dia ainda pego e vejo! É um clássico!

    beijos, @wonderlandwd
    official-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Minha mãe também não fez isso :( Mas eu resolvi ver mesmo assim. haha faça isso também.

      Excluir
  9. Adoro musicais! O mágico de oz é um clássico que acho que todo mundo já viu e reviu. Apesar de não ter viajado muito no livro, adoro o filme.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li esse livro há muito tempo, mal me recordo. Quero muito ler novamente!

      Excluir
  10. nunca li o livro, mas já assisti umas mil vezessssssssssssssssssssss !! *-* Nunca fui em nenhum musical, mas tenho muuuita vontade.

    Aliás, amei o seu blog viu ? Super cheio de conteúdo e mega fofo. Parabéns <3 Você escreve super bem e é uma linda haha. Já estou seguindo aqui, vou voltar mais vezes com certeza :)
    Parabéns novamente guria :))

    http://www.1001julietas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho super vontade de assistir um musical. Principalmente Funny Girl ou Grease que sei quase todas canções.

      Obrigada meeesmo! Vou retribuir o carinho, com certeza.

      Excluir
  11. Adorooo O Mágico de Oz! Assisti há tanto tempo esse filme que nem me lembro de nada, acho que vou fazer o download dele para assistir. Amei as imagens que você escolheu, são lindas!
    Beijo!
    Books Many Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz! Também amo o filme. Adoro a fotografia do filme, deu vontade de colocar todas.

      Excluir
  12. Sempre ouvi falar, mas nunca me interessei, mas, depois desse post, me parece que o filme é tão fofinho.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom! Adoro despertar isso nos leitores ♥

      Excluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe