#Filme: O fabuloso destino de Amélie Poulain (2002)

12:40

Depois de ler essa postagem aqui no blog da Indira, o Like a Rock Like a Roll, fiquei encantada com a pequena descrição que ela fez sobre o filme e com as referências. Logo que vi pensei: Preciso assistir esse filme. E foi isso que fiz, e agora tenho um novo filme favorito. Primeiro filme francês que assisto e já estou apaixonada por tudo.

Título Original: Le abuleux destin d'Amélie Poulain
Direção:  Jean-Pierre Jeunet
Lançamento: 8 de fevereiro de 2002
Gênero: Comédia Romântica
Duração: 2h
Nacionalidade: França
Não recomendável para menores de 14 anos

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.
Amélie é uma mulher que foge do padrão: não possui namorado e gosta de notar detalhes que ninguém mais vê. Além disso, cultiva vários prazeres que são coisas muito simples da vida, como mergulhar a mão em um saco de cereais. 
"Estranho o destino dessa jovem mulher, privada dela mesma, porém, tão sensível ao charme das coisas simples da vida..."
Depois de entregar um antigo tesouro de um ex morador de seu apartamento, Amélie sente-se tão completa com a reação emocionante dele que decide fazer isso com as pessoas ao seu redor. Logo se torna uma boa samaritana, vivendo como uma boa integrante da facção altruísta (Vê se aprende, Tris!), ajudando aos outros sem ao menos eles se darem conta disso.
Talvez ela se esforce muito arrumando a bagunça da vida dos outros.
E ela? E a bagunça da vida dela? Quem vai arrumar isso?
Com tanta dedicação em melhorar a vida alheia, Amélie continua sem um grande amor para melhorar a sua própria vida. Tudo tende a mudar quando conhece um rapaz, Nico, o qual só cruza os olhares por uns segundo, e julga ser alguém parecido com ela, uma possível alma gêmea. Mas Amélie não tem coragem de se comunicar com Nico, continuando assim sozinha. 

Porém o destino a faz encarar esse amor. Certo dia, ao seguir esse rapaz, que também estava a seguir outra pessoa, Amélie acaba por encontrar um um álbum, o qual Nico é proprietário. Quando descobre que ele está em busca de seu precioso álbum - com colagens de fotos rasgadas encontradas na cabine fotográfica- Amélie bola planos super originais para devolver esse álbum sem que Nico a conheça. Mas mal sabe ela que Nico já está apaixonado pela moça misteriosa que devolveu seu precioso álbum. 

Em suma, o filme traz muitas reflexões sem apelar para o drama. É de uma comédia inteligente, que faz com que nos identifiquemos com muitas situações e prazeres que nunca paramos para pensar o quanto estranhos, e ao mesmo tempo bons, são. Sei que é muito piegas da minha parte dizer isso, mas o filme mudou minha forma de olhar para tudo. 
A fotografia é linda, o cenário, o enredo, as frases de efeito... Tudo em trabalho com grande harmonia. Audrey Tautou fez uma Amélia totalmente encantadora, com expressões muito marcantes. Impossível não se apaixonar. 
São tempos difíceis para os sonhadores.
- Você acredita em milagres?
- Hoje não.
Você ainda está lendo isso aqui? Pare imediatamente e vá assistir o filme!
Com carinho, Ludmilla.

You Might Also Like

57 comentários

  1. Haha, eu vi esse filme durante as férias do começo do ano depois de séculos de insistência da minha mãe e também me apaixonei. Achei o filme super intenso e leve ao mesmo tempo, uma delícia!
    Depois assisti na escola (*-*) pra um trabalho de literatura/figuras de linguagem que foi a coisa mais deliciosa do mundo também.
    Adorei o post,
    Beijos,
    a-meninadajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é bem equilibrado, o que é excelente pois não apelou para o drama, nem para a melação. Adoro!
      Obrigada!

      Excluir
  2. Hummm rsrs esse filme deve ser uma delicia para assistir vou ver se consigo baixar ele e assistir em breve. Seguindo seu blog. Bjjs

    Conheça o Modern Rapunzel
    http://modern-rapunzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista mesmo! Obrigada, irei retribuir :)
      beijos

      Excluir
  3. Caramba adorei quero assintir o filme
    Espero sua visita e quem sabe ser gosta seguir o blog

    http://b-maluco.tk/

    ResponderExcluir
  4. Nossa /! parece ser bom.!
    Vou ver se assisto!
    beijos
    jordanasarkis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Adoooooro esse filme, ele é um queridinho meu. <3 A Amelie foi meu incentivo a aprender frances. Rsrsrs

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que amor! Estou apaixonada pelo francês. Também quero aprender!!
      beijos

      Excluir
  6. Adooooro a Amelie. Ela foi minha inspiração para começar a aprender frances. Esse com certeza faz parte de minha lista de melhores da vida.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Parece ser muito bom esse filme. De filme francês eu vi "Intocáveis" e amei a história. Não vejo a hora de assistir esse filme também, fiquem com vontade!
    Até porque eu já ouvi uma música em piano que faz parte da trilha sonora desse filme, é "Comptine d'Un Autre Été". Essa é a minha música favorita de todos os tempos! \ô
    Obrigada pela indicação!
    Até! \ô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci o blog =P
      www.voe-paralonge.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Obrigada você :p
      Ai que delícia! Vou ouvir as músicas da trilha sonora :D
      beijos

      Excluir
  8. Nunca vi esse filme, é a primeira vez que ouço falar, essa Amélie parece ser uma protagonista e tanto! Hum... comédia inteligente? Deu vontade de assistir!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amélie rouba a cena. Amo! Assista mesmo <3

      Excluir
  9. Ainda não conhecia esse filme, mas ontem mesmo comentei em outro blog sobre um trabalho mais recente da Audrey Tautou e agora, conhecendo esse mais antigo, percebo que ambos possuem uma semelhança na essência. Acho que isso se deve muito ao cinema francês, que aprendi a admirar com o tempo - por isso vou anotar a dica.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom! Vou buscar mais filmes franceses para assistir. Se a essência é essa, já virei fã.
      Obrigada e beijos!

      Excluir
  10. Amélia é bem famosinha, já vi em vários lugares,mas não sabia do que se tratava, agora esclareceu-se, estou seguindo o blog!
    beliveyourstyle.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheci há pouco tempo! Obrigada por seguir, irei retribuir.
      beijos

      Excluir
  11. amo o filme ♥ também foi meu primeiro francês, e antes eu tinha aquele preconceito de filme francês chato e pacato. mas gentchi, é lindo! Amélie é um amor ♥ Outro francesinho bom é "Anna". é um musical MUITO bom. vale a pena ver ;]
    beijos, Duda.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu meio que não conhecia nenhum, nem tinha uma opinião formada sobre. Vou assistir esse "Anna", adoro musicais.
      beijos

      Excluir
  12. Não conhecia o filme, mas acho que gostarei bastante, principalmente por não ficar apelando para o drama. Pretendo assistir em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Amo coisas francesas (na verdade, sou apaixonada pela França, mesmo nunca tendo ido até lá, e até estudei o idioma por alguns meses), mas ainda não assisti a este filme, apesar de sempre me recomendarem. Depois deste post, minha vontade de conhecê-lo só aumentou, hahaha. Acho muito bacana quando alguma blogueira indica um filme que não seja americano, parabéns pela iniciativa!

    Beijinhos,
    Lillye
    julietaemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que amor! Estou começando a pegar paixão agora. Ainda estou no inglês, mas também gostaria muito de aprender francês. Obrigada! Eu recomendo os filmes que assisto e gosto, não importa a nacionalidade, gênero, ou época. Mesmo que já seja super conhecido e um clássico que todo já viu, se eu gosto, indico.
      Obrigada!
      beijos

      Excluir
  14. Faz tempos que quero assistir o filme mas ainda não tive a tal oportunidade. Em todas as resenhas que eu li - e olha que foram muitas! - as pessoas sempre falavam que essa obra cinematográfica havia se tornado a sua favorita. Com isso, a minha ansiedade aumenta a cada dia que passa. Adorei a sua resenha e fiquei com ainda mais vontade de assistir o filme, se é que isso é possível. Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom saber que não sou a única que sofreu de paixão instantânea pelo filme. haha
      beijos

      Excluir
  15. Oi, Ludmilla, tudo bem?
    "O fabuloso destino de Amélie Poulain" é realmente incrível. Ele é um dos meus favoritos. :)

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo ótimo :D
      Ele é meu favorito, atualmente. hehe
      beijos

      Excluir
  16. Eu acho que assisti não tenho muita certeza.... mais é bem o tipo de filme que eu gosto
    Beijos
    http://segredosdacahlima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Será que você esqueceria um filme assim tão impactante?
      beijos

      Excluir
  17. Taí um filme que eu quero assistir pra tirar as minhas próprias conclusões. Já ouvi muita coisa boa e ruim desse filme, mas acho que no fim vou adorar! Tem cara de ser um amor sim :)

    Beijos da Tabatha!
    www.naocontapraninguem.com
    www.youtube.com/blogncpn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um filme simples, com uma grande mensagem. Quero saber qual será sua conclusão quando assistir.
      beijos

      Excluir
  18. caraca! preciso ver esse filme! todos falam muuito bem dele e agora eu estou curiosa :)
    obrigada pela dicaa
    beeeijos

    http://ladydiene.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Mais um incentivo para você ver.
      bjos

      Excluir
  19. eu também vi esse post da Indira,só que não prestei tanta atenção quanto agora,fiquei com vontade de assistir esse filme e espero ainda conseguir.
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post estava liiindo. Fiquei encantada com o jeitinho de Amélie.

      Excluir
  20. Eu adoro esse filme, já assisti mil vezes e não me canso.

    Um beijo ♡
    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu adoooooro esse filme! assisti em francês uma vez e é um amor!

    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vi em francês, com legenda mas vi. Muito amor! <3

      Excluir
  22. LUD, CÊ VIU <3333333333333
    Fico tãaaao feliz quando indico algum filme e alguém assiste!
    "São tempos difíceis para sonhadores" é minha frase preferida do filme, que é um dos meus preferidos! Amei sua resenha, soube captar cada detalhezinho. Enfim, AMO O Fabuloso destino de Amelie Poulain, é apaixonante, lindo, inteligente e diferente. Precisamos de mais Amelies nesse mundo!
    beijos ♥
    likearocklikearoll.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que vi *-* Você tem um ótimo gosto para filmes, não podia deixar de conferir esse.
      É minha frase favorita também!! Já conhecia do tumblr, mas não sabia que pertencia a esse filme.
      Obrigada! Elogios vindos de quem me indicou o filme significam muuuito.
      Precisamos de muitas Amélies! ♡

      Excluir
  23. Faço curso de inglês e no livro que trabalhamos, havia uma breve sinopse sobre esse filme, porém não despertou meu interesse, já que todos os filmes franceses que vi me decepcionaram :( sua "resenha me fez querer arriscar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, eu ainda não assisti outro filme francês. Mas já quero!
      beijos

      Excluir
  24. Eu já assisti e fiquei APAIXONADA pelo filme e pela Amelie! Nossa, ô mulher maravilhosa essa! ahahha ♥

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o filme mas amei sua resenha a respeito dele.
    É um filme que com certeza entrará na minha listinha.
    E realmente a Tris precisava ter umas aulinhas com a Amélie haha

    Beijo ;*
    Lu
    Blog Sem Spoiler
    Sem Spoiler no Facebook
    @BlogSemSpoiler

    ResponderExcluir
  26. Esse filme é de 2002 e eu não conhecia =O preciso procurar ele pra assistir, parece muuuito bom.

    bjos,
    http://just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom! Não se preocupe porque eu também não conhecia há umas semanas atrás. haha ♡
      beijos

      Excluir
  27. AMO, AMO, AMO, AMO, AMO, AMO, AMO, AMO, AMO, AMO, A-M-O ESSE FILME ♡ É super inspirador, ah. Só comentei pra compartilhar meu amor haha ♡

    ResponderExcluir
  28. Você me convenceu a ver o filme também! hahaha
    Bela resenha do filme, com certeza vou assistir, fiquei super curiosa!!
    Beijos, Lerissa. :D
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe