#ENEM: Como se organizar?

14:54

Olá!
Como todos já sabem, ou deveriam saber, as inscrições para o ENEM 2014 já estão abertas (12/05 à 23/05) e como vou fazer a prova pela segunda vez (e vou estudar como se fosse a primeira e a última) resolvi postar meus métodos de ensino para a prova e algumas dicas.
Vamos conferir?

Tempo livre?

A dificuldade já começa aí, afinal, estamos acostumados a usar nossas horas vagas para fazer coisas que gostamos: atualizar redes sociais, ler livros, colocar as séries em dia... Só de pensar que teremos que disponibilizar umas horas do prazer para  os estudos dá uma preguiça. Mas, se você quer bons resultados isso deve ser feito, principalmente se vai estudar por conta própria.
O ideal são no mínimo quatro horas de estudo e até seis horas diárias, com pequenos intervalos para lanche ou mesmo um descanso entre uma matéria e outra. Você deve dividir essas horas de estudo em duas, onde duas matérias serão estudadas, podendo ser uma de humanas e outra de exatas, começando com aquela que mais gosta, assim não desanima e para de estudar logo na primeira aula.

Desconecte-se  ou conecte-se com sabedoria

Como disse antes, a grande barreira para os estudos está no tempo que estamos acostumados a ficar online, mas a boa notícia é que não precisa desativar todas suas redes sociais, só é preciso, dizendo novamente, administrar o tempo. Dá até para treinar sua redação em alguma delas.
Fique de olho nos erros gramaticais dos perfis alheios; teste seu poder argumentativo comentando em postagens polêmicas ou que dividem opiniões, eu participo de grupos de leitores e de algumas séries no facebook e sempre rola a famosa "treta", geralmente comento minha opinião e leio a dos outros para ganhar argumentos; treine os títulos de álbuns de fotos e legendas, pense em algo que seja instigante e que transmita em poucas palavras a essência do álbum ou da foto; o twitter é ótimo para trabalhar a concisão, afinal só dispomos de 140 caracteres e isso nos obriga a dizer o máximo com o mínimo. (+)

Invista nos simulados!

É bom fazer as provas anteriores do exame, assim, você consegue ter uma noção de como são as questões e de como a matéria pode ser cobrada, mas limite o tempo para resolver a prova como se fosse no dia. Na internet você pode encontrar vários simulados que mesclam questões ao longo dos anos do ENEM, é importante pois assim você pratica todos os conteúdos, ou parte deles, já cobrados.

Busque informação!

Com a internet à nosso favor isso fica fácil. Curta páginas informativas no facebook e siga as contas de jornais e revistas no twitter, assim sempre que estiver logado pode dar uma pausa na conversa com alguém e lê a última notícia. Acompanhe programas informativos na televisão e leia pelo menos semanalmente os jornais impressos.

Treine a redação!

Faça pelo menos duas redações por semana, busque sempre temas atuais e cronometre o tempo que gastar para terminar, assim já tem uma ideia de quanto tempo precisará no dia para finalizar sua redação.  Entregue para algum professor de português ou até mesmo a alguém da família, se a pessoa conseguir compreender seu ponto de vista na redação já é meio caminho andado.
Faça reviews de episódios das séries que acompanha, poste em blogs ou até mesmo em sites como o bancodeséries assim você treina sua escrita, mesma coisa são resenhas literárias ou até mesmo de filmes.

Apostilas, livros e cadernos da escola

Não tenho hábito de guardar o material de estudo dos anos de escola, mas tenho algumas apostilas de cursinhos em casa. Às vezes lendo um conteúdo que já estudou na escola na internet você pode não se sentir familiarizado, isso acontece porque existem várias maneiras de explicar um único conteúdo, talvez olhando seu caderno e suas anotações da época da escola você consiga entender a matéria com mais facilidade.

É isso, pessoal! Esse é um post rápido só para alertar que o ENEM está chegando. Dessa vez minha nota será usada, por isso estarei estudando o máximo que puder, mas não deixarei de postar aqui, afinal é uma maneira de treinar minha escrita. Podem aguardar mais postagens sobre estudos, irei compartilhar tudo o que aprender de útil. 
Se tiver alguma dica de estudo para o ENEM, deixe nos comentários. Estou aceitando tudo!

You Might Also Like

22 comentários

  1. queria muito prestar o enem esse ano,mas nem tive como estudar então nem vale a pena eu tentar fazer,mas já vou começar a me preparar para o ano que vem e espero que eu vá bem e boa sorte para você,eu já prestei enem uma vez e sei bem como é difícil.
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Aproveite as dicas e já vai se organizando :)

      Excluir
  2. Hmm... como posso dizer? Não sou fã do ENEM. Mas acho que depende muito da escolha de cada um e quando a gente faz algo porque tem vontade, é outra coisa. Achei bem interessante suas dicas sobre se conectar com sabedoria e buscar informações. São muito uteis não só para a prova mas para a vida.

    Beijos :)

    www.antesdos40.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Tudo que é feito com sabedoria agrega valor.

      Excluir
  3. Gostei das suas dicas. Não vou fazer o ENEM porque já estou no último período da faculdade, mas estou estudando para concursos públicos. Sua ajuda muito, principalmente nos contextos das redes sociais.

    abraços
    Testahy
    Curta: Testahy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As dicas também são úteis para concursos públicos. Aproveite e bom estudo!

      Excluir
  4. Oiiii,

    Eu não vou fazer o ENEM mas as dicas são otimas *-*

    Beijinhos,

    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ótima dicas!!
    Já fiz o Enem duas vezes, mas há muitooo tempo atrás...quando nada dessas palhaçadas aconteciam.
    Mas vale muito a pena, aconselho todo mundo que tem oportunidade fazer!! =)

    Beijos, Bá.

    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas! Eu fiz o Enem no ano passado e consegui uma ótima nota, tanto que consegui uma bolsa. O importante é a dedicação, deixar de lado o que não for importante e estudar pra valer, o que não quer dizer que não dê para tirar um tempo para diversão né!! Informações são muito importantes mesmo e a redação conta muito! Adorei as dicas.
    Beijos, Lerissa.
    lerissakunzler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Parabéns pelo seu feito. Minha nota foi mediana, preciso de uns 100 pontos a mais. :O
      bjos

      Excluir
  7. Ainda bem que passei dessa fase...

    www.corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Enem é o inferno na terra. Apesar de já cursar duas universidades vou continuar fazendo pq minha prima ainda não conseguiu e como sempre fazemos no mesmo prédio por causa de nossos nomes, vou em solidariedade a ela. Mas deus me livre fazer isso novamente valendo de verdade. Rsrrsrs

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uau! É uma luta mesmo quando é feito pra valer :s

      Excluir
  9. ENEM é uma coisa enlouquecedora né?! Boa sorte e boa prova pra você, força e foco nessa hora que dá tudo certo!!! :DDD

    Beijos da Tabatha!
    www.naocontapraninguem.com
    www.youtube.com/blogncpn

    ResponderExcluir
  10. Oi, eu estou pensando em fazer o Enem esse ano e achei ótimas as dicas... E já comecei estudar claro.. haha ><
    Vamos ver como vai ser esse ano. :P

    Beijos
    http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que foi útil! Bons estudos e boa prova :D
      beijos

      Excluir
  11. Adorei as suas dicas, já estou deixando algumas apostilas separadas para quando chegar a minha vez de fazer o ENEM, a dor de cabeça não ser tão grande! Boa sorte na prova!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Isso mesmo, guarde todo material útil enquanto tem em mãos.
      Obrigada!

      Excluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe