#Cinema: Divergente (2014)

16:24

Olá, pessoal!
Faz um bom tempo desde a última postagem. Acontece que a sorte não esteve a meu favor, e acabei ficando sem o netbook que me forneceram enquanto meu notebook estava em manutenção. Mas estou de volta, cheia de postagens. Terminei dois livros durante esse tempo e em breve irei resenhá-los.
Porém, resolvi postar sobre a adaptação de Divergente antes.
Tenho que admitir que minhas expectativas estavam super altas.  Afinal, Divergente se tornou minha distopia favorita (Sorry, Suzanne Collins), mas o filme de Em Chamas me deixou mais animada quando saí do cinema.

Nome: Divergente
Gênero: Distopia, ficção, ação.
Duração: 139 minutos
Classificação: 12 anos
Baseado no romance homônimo de Veronica Roth.
Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.
Estamos num cenário distópico do que foi um dia Chicago. Esqueça as classes sociais, ou raças. Agora a sociedade de Chicago é dividida por facções: Audácia, Abnegação, Sinceridade, Amizade e Erudição. E quando você completa 16 anos deve escolher a qual pertence. Para que não haja erros, afinal pode acontecer de alguém optar por uma facção a qual não se encaixe, tem os testes de aptidão que informam a facção adequada para o novo iniciante. Mas, Beatrice não teve essa ajuda, muito pelo contrário. O teste indicou que ela é uma Divergente, e isso a torna perigosa. Mais sobre a história aqui.



Confesso que não lembrava de muitos detalhes do livro, mas é claro havia cenas em que eu estava super ansiosa de assistir. O filme não me decepcionou, mas não se tornou minha adaptação favorita, apesar de ter sido bem fiel ao livro. Talvez o tempo prejudicou, afinal 502 páginas em 2 horas e alguns minutos. As cenas de ação e luta ficaram perfeitas, assim como os efeitos especiais. Teve momentos em que prendi a respiração. As cenas das simulações dos medos foi o ponto máximo do filme. Foi ótimo!


SPOILER ALERT!
Sobre os atores devo dizer que foram ótimas escolhas. Theo James era perfeito para o papel de Four: Lindo, forte e super charmoso. Shailene Woodley (Tris) é minha grande dúvida. Algumas vezes ela ficava sem expressão, porém a cena da morte da mãe de sua personagem transformou a atuação da futura Hazel Grace (está chegando!). Ansel Elgort (Caleb) não apareceu tanto, mas brilhou todas as vezes. Zoë Kravitz interpretou a Christina perfeitamente, seu humor e sinceridade ficaram claros. Miles Teller foi outro que absorveu completamente o personagem, senti a mesma antipatia que senti pelo Peter enquanto lia o livro (mal posso esperar para assistir "Namoro ou Liberdade?" o qual o ator faz parte do elenco). Kate Winslet dispensa comentários, não é mesmo? A líder da Erudição estava em boas mãos.



Outra coisa: Senti super falta do clima de romance entre Christina e Will :( 
Tem muita gente dizendo "ah, mas é só um filme BASEADO no livro", sim, eu sei disso, não dá pra ter as 502 páginas. Acontece que muita gente (inclusive a pessoa que foi no cinema comigo) saiu sem entender nada. O que eu mais ouvia no fim da sessão era "Hãn? Acaba assim? Não entendi nada. Você entendeu alguma coisa?". Não sei dizer se também me sentiria assim se não tivesse lido o livro, mas assisti "A menina que roubava livros" e entendi perfeitamente. Só sei que é muito chato ouvir esse tipo de coisa quando você acabou de assistir um filme com uma ótima história e com grande mensagens. 
Não acredito nessa coisa de "o filme é pra quem leu" porque (acreditem!) muita gente prefere esperar o filme e não ler a história. É uma situação complicada pois muita coisa se perde entre a escrita e a atuação.

Vocês já assistiram Divergente? O que acharam? Deixem tudo nos comentários.
Beijos!

You Might Also Like

20 comentários

  1. MOÇA <3 Amando seu blog. Os assuntos que você aborda, amando e fim haha Olha, eu também assisti Divergente e senti falta de algumas coisas como você disse. Acho que sublinhar alguns sentimentos dos personagens e coisas do tipo. No livro fica evidente a quedinha do Al pela Tris, e já no filme nem cheiro disso. No livro o amor do Tobias e da Tris já é bem instantâneo, e no filme se tornou mais ainda. Em relação a atuação: eu amo a Shailene, sem mais haha No entanto acho que ela realmente perde a expressão algumas vezes. Mas creio que seja bom, assim no decorrer dos filmes ela vai evoluindo assim como a Tris evoluiu como pessoa/personagem. Também em atuação gostei muito das escolhas para Christina, Tori, Peter, Caleb, e Kate é Kate UAHSUHAS Só não curti muito o Will e o Eric. E Theo James: FAN GIRL DE MICROONDAS. Xonei haha O tamanho dos livros realmente prejudica um pouco os detalhes para as adaptações, mas não me importaria de ficar uma hora a mais na cadeira pra ver tudo vezes tudo. Enfim. O último vai ser dividido em duas partes, então <333333 Meio que entrei muito nesse universo de Divergente haha Acabei de ler Convergente </3 Espero que em todos (principalmente ele) mudem um pouquinho o final. Super curti a Jeanine envolvida com a cena de desativação da simulação. Enfim HAHA Beijão!

    www.garotasdemustache.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, muito obrigada!! Amei suas anotações. Concordo com quase tudo. Ainda não li os outros livros, ma s pretendo fazer em breve.
      Beijos

      Excluir
  2. Eu li o livro há algum tempo e acho que preciso reler antes de assistir o filme, senão não terei muita coisa pra reclamar (sou dessas haha).

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li no começo do ano e também não lembrava de muita coisa. Sou como você, adoro comparar haha
      Mas não resisti! rsrs

      Excluir
  3. Também vi esse filme, é tão bom! Acho que não vou ler os livros, são muito grandes para mim...


    http://apreguicaeumhobbie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente! Eu li em pdf, só depois me dei conta da quantidade de páginas.

      Excluir
  4. Olá!!!
    Ainda não li o livro, então acho que só verei esse filme quando sair em DVD...mas já li tantas críticas ruins ao filme que dá até desânimo...rs
    Espero que não me decepcione...hehe

    Beijos, Bá.

    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?! Achei que fosse a única que não achou o filme "o melhor de todos". Mas ainda assim vale a pena assistir.

      Excluir
  5. Estou mega ansiosa pare ver esse filme, não li o livro, mas mesmo assim minhas expectativas estão bem altas. Gostei de saber que adaptação está fiel, é muito ruim quando mudam demais a história!
    Beijos... Samantha Culceag.
    sopramenores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mas ainda vale a pena ler o livro.

      Excluir
  6. Eu quero mt ver esse filme, já vi várias pessoas comentando e to ansiosa! Flor, seu blog é lindo e já to seguindo, se puder me faz uma visita e segue tb, bjus!
    talkingabout-reb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Estou curiosa pra ver este filme haha! ♥
    http://estilodelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Assim como vc eu tbm não lembrava de muitos detalhes do livro, faz um tempinho que li, mas apesar de sentir falta de algumas coisas eu gostei bastante! Vc disse que achou ele curto, e eu achei ele longo kkkkk mesmo que mais é sempre melhor né, mas achei 3h de filme bom o bastante. Divergente não é minha distopia favorita, mas está entre elas :P
    Eu gostei bastante do Theo James, mas esperava que o Quatro fosse mais bonito >< kkkkk
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau!! Eu acho o Theo James gato o suficiente para o papel haha

      Excluir
  9. eu não curto esse tipo de história. acho muito... igual. todas são iguais. assim, quanto ao filme, quero muito assistir. A trilha sonora é boa, e eu quero ver os efeitos especiais.

    Beijos, E.
    http://apenasmaisumaxicaradecafe.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh :( Mas assista sim. Os efeitos estão ótimos, assim como a trilha sonora.

      Excluir
  10. Estou louca pra ver o filme, apesar de não querer passar nem perto do livro depois daquele spoiler que rolou pela internet.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe