#Resenha: Os 13 Porquês

13:46

Título: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Número de páginas: 244
Editora: Editora Ática
Avaliação: 
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.


Bom, eu adoro livros que possuem um formato diferente. Seja ele em formato de cartas, tweets ou diário. Os 13 Porquês é um livro construídos através de duas narrações: A narração de Hannah Baker através das fitas cassetes que Clay Jensen vai ouvindo pelas ruas da cidade, Clay, por sua vez, tem seus pensamentos e ações também narrados.
Quantos segredos uma escola pode guardar? Quantos deles podem criar uma bola de neve e destruir uma vida? Hannah poderia dizer muitos. E as fitas gravadas antes dela tirar a própria vida são a prova disso.
Quando Clay recebe a caixa com as fitas e descobre do que elas se tratam, mal consegue acreditar, afinal, ele nunca fez nada de ruim para Hannah, pelo contrário, Clay gostava muito dela.
Cada fita contém um segredo que dá origem a um acontecimento e mais segredos, e de alguma forma eles afetam a vida de Hannah e começam a fazê-la pensar em suicídio.
É o tipo de livro que você não consegue parar de ler porque, assim como Clay, você quer descobrir o que ele fez com Hannah. E mesmo quando a fita que fala sobre ele passa, cada fita é direcionada a uma pessoa, você ainda não consegue parar de ler.
Acho que Os 13 Porquês é uma ótima reflexão para os dias atuais, já que envolvem temas os quais temos bastante contato. Os segredos das fitas vão de boatos até estupros.
Não há como falar muito sobre o livro sem entregar spoilers, e para um livro misterioso nada mais chato do que descobrir algo. Portanto, só tenho que indicar.
No final da história a um tipo de entrevista com o autor, 13 perguntas, vale a pena ler também.


Frases
Era exatamente isso que eu queria para mim. Queria que as pessoas confiassem em mim, apesar de qualquer coisa que tivessem ouvido. E, mais do que isso, queria que me conhecessem. Não aquilo que pensavam saber a meu respeito. Mas eu de verdade.
- Como você está se sentindo hoje?- Neste exato momento?- Neste exato momento.- Neste exato momento, me sinto perdida, eu acho. Meio vazia.- Vazia como?- Simplesmente vazia. Simplesmente nada. Não me importo mais.
Eu pensava em abandonar tudo muitas vezes. Sei lá, talvez algumas pessoas sejam mais precondicionadas a pensar nisso do que outras. Porque toda vez que acontecia alguma coisa ruim, eu pensava nisso.

Eu precisava tirar uma folga... De mim mesma.
- Preciso que a coisa pare. - O que precisa parar?- Preciso que tudo pare. As pessoas. A vida. 
Mas não dá para fugir de si mesmo. Não dá para tomar a decisão de deixar de se ver para sempre. Não dá para tomar a decisão de desligar aquele ruído dentro da sua cabeça.
O problema é que não ficamos sabendo o que realmente sentem as pessoas com as quais convivemos. 

You Might Also Like

8 comentários

  1. Olá! Não conhecia o livro, mas confesso que adorei a capa (achei bem criativa) e a história parece muito boa também. Não costumo ler livros com essa temática, porém fiquei bem interessada.
    Quais serão os 13 motivos, hein?

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro! A história parece ser bem interessante. Vou comprar ele ainda essa semana, assim espero. Que capa linda, né?

    Beijos e boas festas!
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. @Leitora Online É um livro bem interessante. Vale super a pena!

    ResponderExcluir
  4. @Mariana GomesMari, faça isso mesmo! O livro é ótimo.
    Boas festas!

    ResponderExcluir
  5. Eu aaaaaamo esse livro <3
    É ótimo. E sua resenha foi muito bem feita, sem entregar tudo que acontece, mas falando bem sobre o livro.
    Esse é um daqueles livros que eu tornaria obrigatório para a humanidade.

    Beijinho,
    May.

    Livreando

    ResponderExcluir
  6. Oieee!
    Primeira vez que visito seu blog nas minhas buscas de mais blog legais achei esse. Adorei !
    Gostei muitoooo da sua resenha, e toda vez q leio uma resenha desse livro fico com uma ultra vontade de ler logo.
    Alguem me diz por favor PORQUE eu ainda não comprei esse livro. rsrs

    Bjs bjs bjs Mih!
    Lindo Blog! Feliz Ano Novo! ;)
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  7. @Mih Francielle Eba! Obrigada pela visita! Você vai adorar, tenho certeza. Feliz ano novo, beijos!

    ResponderExcluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe