#Resenha: Trilogia Jogos Vorazes

23:06

Ei, gente!
Finalmente estou aqui para falar sobre a trilogia Jogos Vorazes!
 A única coleção que li completa até então foi Crepúsculo, isso por volta de 2010, estou feliz por poder finalizar outra saga. Jogos Vorazes me prendeu de uma maneira... Foram madrugadas lendo apenas com a iluminação do celular. Enfim, vou fazer uma simples resenha para cada livro, não irei comentar muito sobre o enredo apenas como foi a leitura. Enjoy!


Nome: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Número de páginas: 400
Editora: Rocco
Avaliação: 
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Eu não me lembro ao certo como fluiu a leitura desse primeiro livro. THG é a primeira distopia que leio, e já tinha assistido ao filme, então a leitura foi baseada em "Isso tinha no filme. Isso não". De modo geral, é um livro legal. Panem é um lugar assustador, pelo menos para mim. A ideia dos Jogos foi brilhante, o tipo de coisa que paro para pensar como a pessoa teve essa inspiração. Katniss não me convenceu muito, mas amei Cinna, Haymitch e Peeta com todas as minhas forças.
É uma ótima crítica aos governos opressores e ao padrão de beleza da sociedade, já que na capital o belo é sinônimo de bizarro.


Nome: Em Chamas
Autor: Suzanne Collins
Número de páginas: 416
Editora: Rocco
Avaliação:
Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens que lutam até a morte, transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Os jogos completam 75 anos, momento de se realizar o terceiro Massacre Quaternário, uma edição da luta na arena com regras ainda mais duras que acontece a cada 25 anos. Katniss e Peeta, então, se veem diante de situação totalmente inesperada e, dessa vez, além de lutar por suas próprias vidas, terão que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. 
[contém spoilers]
Sem sombra de dúvidas o melhor livro da saga! Daqueles que você lê até altas horas com a iluminação do celular. Cada capítulo implorava para ser lido. Pela primeira vez passei madrugadas lendo até cair no sono. Eu devorei o livro. Em Catching Fire, você tem mais oportunidade de conhecer a fundo outros personagens, principalmente os vitoriosos, é que a surpresa do Massacre Quaternário é trazer 24 vitoriosos de volta à arena. Finnick e Johanna são meus novos queridinhos: Finnick e seu narcisismo, Johanna e sua audácia. Pela primeira vez vejo Katniss como humana, sofrendo, demonstrando seus medos. A nova arena é simplesmente apavorante, tive medo de ter pesadelos. A história Peetniss se desenvolve, mas ainda é um livro mais ação que romance: Tudo gira em torno da sobrevivência.


Nome: A Esperança
Autor: Suzanne Collins
Número de páginas: 424
Editora: Rocco
Avaliação: 
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

[contém spoilers]
Esse livro não atendeu todas as minhas expectativas (mas, honestamente, as apostas estavam em alta). No começo tudo é muito excitante: Distrito 13, Rebelião, Peeta telessequestrado... Mas depois eu não estava mais tão animada quanto antes. Talvez seja porque é o último livro, então eu não queria me despedir. Enfim, tive que me despedir de alguns personagens cativantes, a morte de um em especial, na minha opinião, foi rápida demais, digo, sem grandes comentários. Esse personagem morreu como um outro soldado qualquer. Acho que merecia uma atenção especial. Também não acredito no fato de como Galeniss terminou. Tipo, ela "culpá-lo" por algo que não estava em seu controle? Katniss é melhor que isso. Mas achei bem legal o fato de não ter um final 100% feliz, afinal a vida é assim, as coisas não mudam de uma hora para outra, nós temos que aprender a lidar com os problemas.

Minhas Frases Preferidas

"Você poderia viver cem vidas e ainda não merecer aquele cara, sabia?"
(Haymitch para Katniss sobre Peeta)

"-Você me ama. Verdadeiro ou falso?- Verdadeiro."(Peeta e Katniss, respectivamente)

"Meus pesadelos geralmente têm a ver com perder você. Eu fico legal logo que percebo que você está aqui."(Peeta para Katniss)

"Eles não podem me machucar. Eu não sou como o resto de vocês. Não há mais ninguém que eu amo."(Johanna para Finnick e Katniss)

"E enquanto estou conversando, a ideia de perder Peeta de verdade me atinge novamente e percebo o quanto não quero que ele morra. E não é sobre os patrocinadores. E não é sobre o que vai acontecer em casa. E não é só porque eu não queira ficar sozinha. É ele. Eu não quero perder o garoto com o pão."(Katniss sobre Peeta)


"- Então, faça o seguinte. Ganhe, volte para casa. Ela não pode te recusar então, hein? - Eu não acho que vai funcionar. Ganhar... não vai ajudar no meu caso.- Por que não?-Porque... porque... ela veio aqui comigo."(Caesar e Peeta sobre Katniss, respectivamente)

"Parei de falar porque realmente não há mais nada a ser dito e há uma espécie de dor pungente onde meu coração se encontra."(Katniss)

"- Então, desde que tínhamos cinco, você nunca nem notou outras garotas? - Não, eu notei quase todas as garotas, mas nenhuma delas deixou uma impressão duradoura, só você."(Katniss e Peeta)

"Porque, às vezes, as coisas acontecem com as pessoas e elas não estão preparadas para isto."

"Eu só quero passar cada minuto possível do resto da minha vida com você."(Peeta sobre Katniss)



Acredito que minhas frases entregaram meu shipper haha. E isso é tudo o que eu queria dizer para vocês sobre a trilogia. Algum fã da saga por aí? Deixem a opinião de vocês nos comentários.


You Might Also Like

8 comentários

  1. Olá, gostei muito da sua resenha, já estava curiosa por ler essa trilogia, agora fiquei mais ainda, e olha que só li a primeira resenha! bj
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. nossa, gostei muito do post (:
    seguindo
    visita? http://adolescentes-atualizadas.blogspot.com.br/
    beeijos e sucesso <3

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dos filmes, apesar do final de ambos ter me decepcionado.. Agora é esperar o terceiro.. Sincera, também espero mais deles! rs
    Beijo beijo

    http://jeumagalhaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. @Kelly Cristina Que bom que gostou! Irei fazer uma visitinha agora :)

    ResponderExcluir
  5. @Jessica MagalhaesEspero que o terceiro me surpreenda. A primeira parte principalmente, pois acho a melhor parte do livro.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Com certeza concordo com vc: em chamas é sem dúvida o melhor livro da trilogia! A Esperança eu achei bem fraquinho para falar a verdade, como vc mesma disse, no começo estava até que emocionante, mas depois parece que a história deu uma esfriada, perdeu o ritmo. Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe