#Livro VS Filme: Um Dia

14:52

Nome: Um Dia
Autor: David Nicholls
Número de páginas: 320
Editora: Intrínseca
Avaliação: 12345
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Resenha do livro 

Um dia, sem dúvidas, é o melhor romance que já li!
No começo, Dexter Mayhew e Emma Morley parecem ser mais um romance friendzone, mas Em & Dex, Dex & Em elevam o nível da história.
Emma é a inteligente e aficionada por livros e Dexter é o filhinho da mamãe pegador. Mesmo assim os dois mantêm uma amizade e uma atração inexplicável.
Emma se perde em seu futuro e acaba trabalhando em um restaurante mexicano, sem exercer sua real profissão e Dexter se dá muito bem como apresentador de tv, até fazer escolhas infelizes: álcool e bebida.
Tudo pode parecer clichê: mocinhos no estilo Eduardo e Mônica, os amigos que se apaixonam, o badboy e a esquisitinha. Mas, David Nicholls faz isso de forma encantadora.
O romance vai além de um amor que nasce da amizade, fala sobre ser perder de quem você é, ir atrás de seus sonhos, lidar com a perda de alguém que você ame, criar responsabilidades e etc.


Resenha do filme


O filme parece um resumo apressado da obra, só passam flashs e as datas dos acontecimentos, e se o livro não seguiu uma ordem cronológica o que dificulta o entendimento, o filme dificultou mais ainda, pois algumas coisas apenas acontecem sem o porquê. Foram ignoradas várias histórias paralelas do livro, mas lembraram de vários detalhes lindos.
De qualquer forma vale a pena assistir e conferir Anne Hathaway como Emma e se apaixonar com Jim Sturgess, o Dexter.

Frases

Acho que você tem medo de ser feliz, Emma. Parece que pensa que o caminho natural das coisas na sua vida é ser triste, sombria e macambúzia, e odiar seu emprego, odiar o lugar onde mora e não ter sucesso nem dinheiro, e Deus a livre de um namorado (e uma pequena digressão aqui: esse negócio de não se achar bonita está ficando meio chato). Na verdade vou mais longe: acho que você gosta de se sentir frustrada e ter menos do que queria ter, porque isso é mais fácil, não é? O fracasso e a infelicidade são mais fáceis, porque você pode fazer piada com isso. (Dexter)
A amizade entre os dois era como um buquê de flores murchas que Emma insistia em regar. Por que não deixar morrer? Era tão irrealista desejar que uma amizade durasse para sempre. (p. 189) 
Você é linda, sua velha rabugenta, e se eu pudesse ter dar um só presente para o resto da sua vida seria este. Confiança. Seria o presente da Confiança. Ou isso ou uma vela perfumada.  (Dexter) 
 Existe um ponto no futuro em que até mesmo o pior desastre se transforma em piada, e Dexter consegue ver certo potencial nessa história. É o tipo de história que ele gostaria de contar a Emma Morley. Mas não sabe onde está Emma Morley, ou o que anda fazendo, já que eles nãos e veem há mais de dois anos. Mas não pode esquecer aquela história. Precisa contar a Emma algum dia.” (p. 254).
 Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. Só que eu não gosto mais de você. (Emma)

You Might Also Like

7 comentários

  1. AMO DEMAIS esse livro! *-----*
    Ele foi meu primeiro livro Favoritíssimo.
    Eu vi o filme logo depois que li e até que achei um bom filme. Como voce disse, em determinadas datas, o filme só mostra flashs. Mas são filmes né... nunca serão tão completos como nossos lindos livros. Amo muito muito esse livro. ♥

    Seguindo seu blog.
    Bjs
    Blog: Sem Spoiler

    ResponderExcluir
  2. @Luciana mts Verdade, filmes são filmes rsrs
    Mas a Anne consegue deixar todo personagem amável.

    ResponderExcluir
  3. Oi Lud! Eu tenho esse livro aqui em casa e estava sem ânimo para ler, mas sua resenha me deixou com mais vontade! Adorei, mas mesmo que eu leia esse livro, não tenho interesse no filme. Beijos!

    Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorooooo o Livro e o Filme =) Amo o Dex e a Em <3

    ps: adorei o seu blog , já estou seguindo !
    Beijos

    Blog:http://apenasapaixonadaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li o livro, mas assisti o filme e gostei... chorei horrores! hahha.
    parabéns pelo blog.

    beijos

    http://www.livrosechimarrao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. @Samuel Henrique O filme é lindo, mas para quem leu o livro é super dispensável.

    ResponderExcluir
  7. @Leticia batista Obrigada! Estou seguindo o seu tb.
    Melhor casal <3

    ResponderExcluir

✖ Antes de tudo leia a postagem
✖ Só comente caso tenha algo - em relação ao post - para dizer
✖ Avise quando seguir o blog, é certo de que seguirei de volta
✖ Deixe sempre o link do seu blog no final do comentário para que eu possa retribuir a visita
✖ Aceito TAGs, basta deixar o link da postagem - também no final do comentário
Obrigada pela visita, beijos!

Instagram

Facebook

Twitter

Subscribe